Programas de Remuneração
Uma estrutura de Cargos e Salários é o núcleo da estratégia de Gestão de Pessoas. Ela é uma poderosa ferramenta de gestão que estabelece o conjunto de papéis, responsabilidades e requisitos dos cargos da empresa, fomentando o planejamento de carreira dos colaboradores e, ao mesmo tempo, criando mecanismos de controle do orçamento de pessoal.
Estrutura de Cargos e Níveis Organizacionais
- Documentar e clarificar as responsabilidades e os requisitos necessários para o desempenho das funções das áreas;
- Estabelecimento do nível de contribuição e resultados esperados para cada posição da empresa, alinhado aos objetivos das áreas e negócios;
- Nivelamento dos cargos por pesos equivalentes, proporcionando uma visão horizontal de toda a estrutura;
- Estabelecimento de trilhas de carreiras por complementaridade dos perfis dos cargos (conhecimentos e requisitos);
- Atendimento aos requisitos legais (eSocial, Fiscalizações e Processos Trabalhistas).
Estrutura e Políticas Salariais
- Definição de referências salariais de âmbito interno (faixas salariais) e externo (referências de mercado);
- Consciência do real posicionamento salarial de cada colaborador;
- Definição dos conceitos, regras e parâmetros das movimentações salariais (contratação, enquadramento, mérito e promoção);
- Eficiência na gestão orçamentária dos custos de pessoal, balizando as decisões de movimentações salariais em critérios e dados objetivos.
Planos de Incentivos para Áreas Comerciais
- Favorecimento do cumprimento da estratégia comercial com o direcionamento dos esforços da equipe de vendas;
- Atendimento às características de negócios, produtos, canais de distribuição, etc.;
- Alavancagem dos resultados da empresa através do incentivo de performance da equipe comercial, criando uma conexão direta entre alcance de metas e recompensas.
Programas de Bônus ou Participação nos Lucros e/ou Resultados
- Direcionamento de esforços dos colaboradores para o alcance dos resultados financeiros / operacionais da empresa;
- Reconhecimento das características e complexidade das diferentes áreas da empresa (negócios e suporte);
- Valorização do trabalho coletivo e individual;
- Possibilidade de acesso da empresa às isenções fiscais previstas em Lei.
Programas de Reconhecimento Não Financeiro
- Ações de reconhecimento: conquistas profissionais e de atitudes que enfatizem os valores corporativos;
- Ações de desenvolvimento e mobilidade: participação em treinamentos externos, eventos ou conferências, programas de coaching ou mentoria, participação de grupos multidisciplinares, etc.;
- Ações de endomarketing: certificações por trabalhos relevantes realizados, reconhecimento dos colegas por indicação, divulgação de conquistas individuais em veículos de comunicação corporativa (revista, intranet, etc).