Programas de Remuneração

Programas de Remuneração

Uma estrutura de Cargos e Salários é o núcleo da estratégia de Gestão de Pessoas. Ela é uma poderosa ferramenta de gestão que estabelece o conjunto de papéis, responsabilidades e requisitos dos cargos da empresa, fomentando o planejamento de carreira dos colaboradores e, ao mesmo tempo, criando mecanismos de controle do orçamento de pessoal.

Estrutura de Cargos e Níveis Organizacionais

  • Documentar e clarificar as responsabilidades e os requisitos necessários para o desempenho das funções das áreas;
  • Estabelecimento do nível de contribuição e resultados esperados para cada posição da empresa, alinhado aos objetivos das áreas e negócios;
  • Nivelamento dos cargos por pesos equivalentes, proporcionando uma visão horizontal de toda a estrutura;
  • Estabelecimento de trilhas de carreiras por complementaridade dos perfis dos cargos (conhecimentos e requisitos);
  • Atendimento aos requisitos legais (eSocial, Fiscalizações e Processos Trabalhistas).

Estrutura e Políticas Salariais

  • Definição de referências salariais de âmbito interno (faixas salariais) e externo (referências de mercado);
  • Consciência do real posicionamento salarial de cada colaborador;
  • Definição dos conceitos, regras e parâmetros das movimentações salariais (contratação, enquadramento, mérito e promoção);
  • Eficiência na gestão orçamentária dos custos de pessoal, balizando as decisões de movimentações salariais em critérios e dados objetivos.

Planos de Incentivos para Áreas Comerciais

  • Favorecimento do cumprimento da estratégia comercial com o direcionamento dos esforços da equipe de vendas;
  • Atendimento às características de negócios, produtos, canais de distribuição, etc.;
  • Alavancagem dos resultados da empresa através do incentivo de performance da equipe comercial, criando uma conexão direta entre alcance de metas e recompensas.

Programas de Bônus ou Participação nos Lucros e/ou Resultados

  • Direcionamento de esforços dos colaboradores para o alcance dos resultados financeiros / operacionais da empresa;
  • Reconhecimento das características e complexidade das diferentes áreas da empresa (negócios e suporte);
  • Valorização do trabalho coletivo e individual;
  • Possibilidade de acesso da empresa às isenções fiscais previstas em Lei.

Programas de Reconhecimento Não Financeiro

  • Ações de reconhecimento: conquistas profissionais e de atitudes que enfatizem os valores corporativos;
  • Ações de desenvolvimento e mobilidade: participação em treinamentos externos, eventos ou conferências, programas de coaching ou mentoria, participação de grupos multidisciplinares, etc.;
  • Ações de endomarketing: certificações por trabalhos relevantes realizados, reconhecimento dos colegas por indicação, divulgação de conquistas individuais em veículos de comunicação corporativa (revista, intranet, etc).

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